O que caracteriza a seca é a baixa humidade do ar, que fica mais rarefeito (com menor quantidade de oxigênio) e com menor quantidade de água. As conseqüências são dias muito secos e quentes e noites frias, como acontece no deserto.

O clima

O Planalto Central tem clima característico do cerrado - semelhante aos longos períodos sem chuvas. A vegetação do cerrado adaptou-se ao clima, mas não colabora para o aumento da humidade do ar. Apesar do calor, a baixa humidade faz o organismo transpirar pouco, prejudicando a lubrificação da pele, deixando-a ressecada.

Distrito Federal

Situado na região Centro-Oeste, abaixo da linha do Equador e mais próximo do Trópico de Capricórnio, no Planalto Central, com 5.814 quilómetros quadrados, a região sofre com o clima tropical e severo do cerrado.
Por aqui as pessoas aproveitam o calor para expor o corpo ao sol, usar menos roupas e se esquecem dos efeitos dos raios solares sobre a pele.

A Humidade

Para que o organismo fique confortável, a pessoa deve viver em ambientes onde a humidade relativa do ar esteja em 80% considerada a humidade ideal. A mínima ideal é de 50%.

A Seca

Quando a humidade relativa do ar começa a baixar de 50%, o organismo começa a se ressentir. Em Brasília a humidade pode chegar a 10%, igual à do Saara.