Climate Wizard é um equipamento de ar condicionado por evaporação indirecta.Funciona com ar novo do exterior que passa através de canais húmidos e secos.Isto permite que a evaporação natural arrefeça o ar.O ar quente e húmido é expelido para o exterior enquanto que o ar arrefecido, sem qualquer troca, é canalizado para o interior do edifício.

De certa forma, esta abordagem é similar ao arrefecimentopor evaporação directa porque não usa fluidos “CFC´s” mas somente água e o movimento do ar para arrefecê-lo.Tal como no arrefecimento por evaporaçãodirecta, Climate Wizard usa um único motor eléctrico impulsionando um ventilador, um sistema de gestão e de distribuição da água.

Não obstante, difere radicalmente no uso de novas tecnologias – um permutador de calor contracorrente ultra eficiente. Isto significa que o Climate Wizard pode usar evaporação natural para um super-arrefecimento do ar, mesmo sem adicionar humidade.

O ar frio produzido pelo Climate Wizard pode ser equivalente ao produzido por sistemas de refrigeração, temperaturas que se aproximam à temperatura do ponto de condensação do ambiente. O ar entregue no edifício é frio sem adicionar humidade. O ar frio, que entra, arrefece o ar do edifício e é logo
expelido para a atmosfera.

O diagrama abaixo demonstra o modo de funcionamento do Climate Wizard.
 


 

  • Existem canais secos e canais húmidos, alternando através do núcleo permutador de calor.
  • Todo o ar passa através dos canais secos e não adiciona humidade.
  • A quantidade de ar que volta através dos canais húmidos, ganha humidade, porque esses canais estão a ser saturados
    com água de forma contínua. Este ar húmido é, em seguida, expelido para o exterior do edifício.
  • Não há transferência de humidade através das membranas entre os canais secos e húmidos; apenas existe a transferência de temperatura (calor)
  • O calor é extraído do ar no canal seco através de uma membrana e introduzido no ar ao passar através do canal húmido
  • Desta forma, o canal seco torna-se progressivamente mais frio mas não ganha humidade. É então que o ar seco e frio é impulsionado para dentro do edifício.

As linhas coloridas no quadro psicrométrico comparam a Performance do Climate Wizard com a de um equipamento
evaporativo directo num dia quente.

Explicação do diagrama: Consideremos ar fresco entrando no equipamento a 38ºC bulbo seco com cerca de 30% de humidade relativa. Se o equipamento é um evaporativo directo, o ar fresco entra directamente através do filtro de arrefecimento húmido, onde fica fresco e também húmido e sai a cerca de 23ºC bulbo seco e 82% de humidade relativa. O processo passou através da linha do bulbo húmido (laranja) e o ar ganhou cerca de 3.5 gramas/kg de humidade adicional.

No caso de um equipamento evaporativo indirecto, o ar fresco passa através do canal seco, onde é super-arrefecido e sai a cerca de 16ºC. Mas não houve acréscimo de humidade durante o processo de arrefecimento, uma vez que ele ocorreu ao longo da linha constante de humidade (azul). A eficácia do bulbo húmido do Climate Wizard é de cerca de 125% enquanto os refrigeradores de ar directos normais têm uma eficácia de bulbo húmido de cerca 85 %.

O Climate Wizard pode ser usado como equipamento independente de forma a providenciar apenas arrefecimento ou em conjugação com sistemas convencionais de ar condicionado novos ou já existentes de forma a reduzir o consumo energético e as cargas térmicas do equipamento.

Pode ser usado em três configurações diferentes e com um largo espectro de aplicações – aplicando-se e edifícios novos ou já existentes. Todas as três configurações asseguram poupanças significativas de energia, reduzindo assim a emissão de gases com efeito de estufa.


 

  • Fornece todo o arrefecimento necessário para o edifício – não é necessário outro equipamento
  • Não há acréscimo de humidade para o interior do edifício
  • Adequado de forma ideal para adicionar a equipamento de aquecimento in-line
  • Produto de escolha quando a humidade interior não deve ser aumentada e é necessário um arrefecimento de ar de baixo custo
  • Dependendo da carga latente, até 50% do retorno de ar pode ser recirculado através do Climate Wizard aumentando a poupança energética.

  • Serve os mesmos propósitos do arrefecimento frio frontal
  • Usado quando o lay-out físico do equipamento existente não permite que o Climate Wizard seja instalado directamente no principal equipamento de ar condicionado.
  • Também usado para providenciar ar fresco frio, onde existem instalações de ar condicionado split
  • Desenhado para providenciar todo o ar fresco que qualquer sistema necessite, retirando as cargas do equipamento principal
  • Dependendo da carga latente, até 50% de retorno de ar pode ser recirculado através do Climate Wizard aumentando a poupança energética.